22/03/2012 - CONCURSO PÚBLICO JÁ!!!

Conversando com funcionários da Prefeitura da Cidade do Recife que utilizam os serviços prestados pela EMPREL, não é difícil encontrar alguém que se queixa de nossos serviços. Seja pela demora na realização dos serviços prestados, lentidão dos serviços on-line, enfim não faltam argumentos para "detonar" a empresa.

Porém muitos não sabem a real situação que a empresa vive. A falta de incentivo e insatisfação dos empregados, ausência de comando, somados a constante evasão dos funcionários para outros órgãos com melhores condições de trabalho, fazem com que a qualidade do serviço prestado caia substancialmente.

O último Concurso Público conduzido pela EMPREL aconteceu no ano de 2007. A banca habilitada para realizar o concurso foi a UPENET, neste link estão disponíveis todas as informações do concurso como: Concorrência, Provas, Gabaritos e a Relação dos Classificados.

Vários cargos foram contemplados nesse concurso de 2007, são eles:

- Analista de Informática » Sistemas (34 vagas)
- Analista de Informática » Redes (2 vaga)
- Analista de Informática » Suporte (4 vagas)
- Analista de Informática » Telemática (1 vaga)

- Analista Organizacional » Adm. de Pessoal (1 vaga)
- Analista Organizacional » Finanças e Controle (1 vaga)

- Assistente de Desenvolvimento » Monitoramento (2 vaga)
- Assistente de Desenvolvimento » Recursos Humanos (1 vaga)
- Assistente de Desenvolvimento » Finanças e Contabilidade (2 vaga)
- Assistente de Desenvolvimento » Material e Patrimônio (1 vaga)

Tomando como base o carro-chefe (Analista de Informática - Sistemas) onde houve o maior número de vagas (34), é fato que atualmente existe um déficit no quadro de funcionários da empresa.

Concurso Público é revitalizar a empresa.

Ao todo 81 pessoas foram Aprovadas no Concurso para o Cargo de Analista de Informática » Sistemas, porém inicialmente apenas 34 vagas estavam disponíveis.

Ao longo do tempo devido ao baixo salário, falta de benefícios (Plano de Saúde) e condições de trabalho, pouco a pouco os que tomaram posse foram saindo para outros Órgãos Públicos e até mesmo para a Iniciativa privada, fazendo com que a fila dos 81 Aprovados no concurso chegasse ao fim no dia 07/05/2009.
PORTARIA Nº 073 /2009
O Diretor Presidente da EMPREL - Empresa Municipal de Informática, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, de acordo com o Estatuto da empresa, aprovado em Decreto Nº 11362, de 01/09/1979, em seu Capítulo XIII, Artigo 24, Inciso VII, considerando:
1-O resultado do Concurso Público realizado em 15/04/2007, conforme Edital publicado no D. O M. Edição Nº 19, de 15/02/2007, homologado com a publicação no D. O. M. Edição Nº 56, de 19/05/2007.
R E S O L V E:
1-Autorizar a contratação de 01 (um) candidato classificado dentro do limite de vagas constantes do Edital, para o respectivo cargo, a partir de 04/05/2009, conforme dados a seguir:
CARGO: ANALISTA INFORMÁTICA I - Grupo Sistemas
MARCELO LÚCIO ONOFRE NOGUEIRA

fonte: http://www.recife.pe.gov.br/diariooficial/exibemateria.php?cedicacodi=52&aedicaano=2009&ccadercodi=2&csecaocodi=8&cmatercodi=1&QP=&TP=ONOFRE+emprel

Após 10 meses este último convocado pediu as contas e decidiu ir para a Iniciativa Privada.


fonte: http://www.recife.pe.gov.br/pr/secfinancas/sofc/RelDespesaCons.php?OrgaoLicitante=4501&Exercicio=2010&PeriodoInicial=01&PeriodoFinal=12

*Os dados acima são públicos e estão acessíveis a qualquer cidadão que acessa o site da Prefeitura do Recife (http://www.recife.pe.gov.br/pr/secfinancas/sofc/RelatorioDespesa.php)

Vale ressaltar que estes últimos concursados não possuem qualquer tipo de Plano de Saúde pago pela empresa, abono ou auxílio pago para esta finalidade. Além do que recebem vencimentos muito abaixo do nível atual do mercado de TI.

Hoje a situação é a seguinte:
Dos 81 aprovados no último concurso, apenas 23 ainda estão exercendo suas atividades na EMPREL. Ou seja, já tem menos do que os 34 proposto no concurso.

Diante do exposto é inevitável que haja uma queda na qualidade dos serviços prestados pela EMPREL, gerando um certo desconforto para as pessoas que utilizam os serviços em produção.

Devido a realização de concursos recentes nessa área (Análise de Sistemas) em órgãos como: SERPRO, ATI, TJ-PE, TRE-PE, etc. Esses números estão sujeitos a alteração a qualquer momento. Haja vista, muitos conseguiram resultados expressivos nos certames.

Essa análise reflete também para os outros cargos que tiveram uma menor quantidade de vagas, onde muitos já saíram da empresa.

É importante ressaltar que o último concurso (anterior ao de 2007) para ingresso de funcionários na empresa ocorreu em 1996, com uma aquisição de apenas 8 técnicos de telecomunicações e 2 técnicos administrativos. 

Anterior a este concurso houve um em 1989, o qual teve um número significativo de aquisições.



1989... 7 anos... 1996... 11 anos... 2007... 5 anos...


Os documentos a seguir comprovam os números acima citados:

Análise dos Números


Classificados (Ocupam vagas de imediato)


Aprovados


Lembrando que estes números estão sujeitos a alterações a qualquer momento.